top of page
CLASSIFICAÇÃO:
Os minérios de bário podem ser classificados em várias cores e tipologias de rocha
índice.jpg
Reservas

As reservas de Barita no Brasil encontradas até agora são de pouco mais 4 milhões de toneladas de minério contido. O Estado da Bahia é onde se localizam as maiores reservas com 88,5% do total, seguido por Minas Gerais com 6,5%, da barita considerada de aceitação no mercado, São Paulo com 1,3% e outros estados com 3,7%.

Importação / Exportação

Principais países que compram no Brasil:

​

ESPANHA, ARGENTINA, MÉXICO, PORTUGAL, COLÔMBIA,VENEZUELA, ESPANHA ,ALEMANHA Outros.
A importação de Barita em 2015 deverá atingir 240 mil toneladas, o que representa um aumento de 26% em relação ao ano anterior, quando foram importadas 177.6 mil toneladas. A quantidade exportada deverá ser de apenas 60 mil toneladas. CONSUMO:
Ainda mais relevante foi a descoberta de sua aplicação como agente pesado na lama
tixotrópica de perfuração de óleo e gás da indústria petrolífera. No Brasil, o consumo
Setorial de barita sempre foi a tradicional indústria petrolífera (69%), seguida da indústria química (18%) e de outras atividades industriais - papel, vidro, plásticos, têxteis e borracha (13%). A partir de 1988, o perfil de aplicação foi-se modificando, e atualmente a indústria química responde por 25%, a indústria petrolífera 65%, e as outras indústrias 10%. Nos Estados Unidos, principal consumidor mundial, a estrutura de consumo de barita está concentrada na lama de perfuração de óleo e gás (94%), em compostos químicos (4%) e nas demais aplicações apenas 2%, segundo informou o Serviço Geológico Americano (USGS, 2000). O gráfico 5 ilustra as aplicações setoriais dos dois países.
A Barita tem desempenhado um papel fundamental no mercado da indústria do petróleo principalmente na perfuração de poços de petróleo e gás, em diversos outros processos, e está presente em nosso dia a dia em diversos produtos da indústria como na indústria de tintas, indústria de arrefecimento, indústria automobilística, construção civil, indústria farmacêutica entre muitas outras aplicações. Na escala de utilização do minério de bário aparece em primeiro lugar como mercado mais importante da perfuração de poços e lonas de freios. Existe também outro mercado pouco conhecido deste minério que é o de algumas aplicações em sais e remédios, pois o bário é essencial para varias formas de vida, inclusive o ser humano.

​

Minério de Barita

Inúmeros minerais no Brasil são encontrados com certa facilidade, mas a barita é um mineral mais raro, os estados com maiores incidências são Bahia com quase toda reserva encontrada no Brasil e Minas Gerais, pois, somente os veios que são encontrados com largura de mais de um metro, sem conter radioatividade, com corpos longos, densidade media, com boa concentração de bário e profundidade, são considerados potencialmente exploráveis.

Como é Encontrada a Barita

(Área (D) – Mina - Umburanas) Lavra

Encontra-se na natureza combinado com outros elementos, na sua maioria, rocha, barro, encaixantes, quartzo, calcário e cíclica, ocorre amplamente entre a rocha ou junta, entretanto, não há conhecimento de ocorrências sob a forma encapsulada. Os depósitos de barita são na maioria das vezes depósitos em veios cumpridos e se mantem por quilômetros seguindo o mesmo sentido norte sul ou leste oeste, ou seja, em ambientes que existem rochas com concentrações de encaixantes e outras inerentes.
Propriedades Físicas e Químicas
O mineral barita é um sal de bário de fórmula química simplificada BaSO4, cuja composição média teórica contém 65,7% de monóxido de bário, sendo que o bário elementar participa em média, com 58,8% e o trióxido de enxofre, com 34,3%. O nome mineralógico barita advém do grego barys que significa pesado. Possui elevada densidade, com peso específico entre 4,3 e 4,6 g/cm3, dureza baixa, entre 2,5 e 3,5, na escala de Mohs, possui brilho vítreo, resinoso ou nacarado e sua cor mais comum é branca a cinza clara, quando isenta de impurezas, podendo entretanto variar ao cinza escuro ou rosa, conforme a presença de matéria carbonosa e óxidos de ferro. Ao ser riscada, deixa traço branco.
Cristaliza-se no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal-rômbica, com planos de clivagem perfeitos na face cristalográfica 001 e menos perfeito, segundo 210.
Nossa Barita é acima da média (extraído das analise físico químicas de nossas áreas):
Nossas amostras minerais chegam a conter (BaSO4) a 90.87%, (Si0,) 4.58%, Fe304 (0.53%) e teores médios na área de barita do paleokarst BaS4 (84,63%) e SiO2 (0,10%) e SiO2 (4.78%). As formações rochosas compostas sílica, ferro, encachastes e bário, denominadas Barita se constituem nos maiores depósitos entre as rochas onde são encontradas.

Área (A) – Mina - Pirai Do Norte - Lavra

Município de Saúde fica acima no mapa próximo a Pindobaçu dentro do triangulo em vermelho.

​

​

 

Cerca de 90,0% do minério de bário produzido no Brasil são utilizados na fabricação de adensastes para indústria do petróleo e gás. Outras aplicações são as indústrias de tinta, de lonas de freios, arrefecimentos, argamassas, indústria farmacêutica entre outras.

​

​

 


O minério bruto (ROM) após pré-beneficiamento gera produtos classificados tipo (01) como in natura, (acima de 20, cm) com qualidade e densidade entre 4.0 e 4.17 e menores ou do mesmo tamanho entre 3.65 e 4.0 de densidade, utilizados diretamente na moagem e blend até que chegue o padrão (4.15) / (4.20) das normas da Petrobras que dita o padrão (API) de qualidade e densidade do bário nos adensastes utilizados nos processos de perfurações e exploração de petróleo.

​

​

 


China é o maior fornecedor de barita beneficiada do Brasil e responde por 68% da importação, de barita para perfuração de poço de petróleo no Brasil.


A China é o principal destino de compra das empresas que atuam no Brasil na exploração de petróleo, sendo que em 2013 e 2014 compraram juntas 68% da produção utilizada na prospecção e perfuração nos poços de petróleo no Brasil. A importação e prejudicada pela demora na nacionalização e o embarque e desembarque nos navios oriundos da china que podem demorar ate 60 dias para desembarcar a carga nos portos Brasileiros, justamente o acelerado processo de perfuração de poços de petróleo e alta do dólar e sua voracidade do setor por matérias-primas e prazo de entrega, tem feito turbinar os preços. Da perfuração, exploração e à indústria off-shor de serviços do ramo petrolífero, tudo consome muito o bário e cada tonelada pronta par o uso no Brasil é pago com antecedência ao carregamento do caminhão, isso fez com que as empresas disputassem as retiradas das cargas na indústria de moagem e beneficiamento de barita.
As empresas no Brasil de moagem de barita para petróleo se utilizam muitas vezes da importação por não encontrar grande produção no Brasil que satisfaçam o voraz apetite de compra de seus clientes fornecidos tendo como a maior compradora a Petrobras, então optam pela importação do Marrocos de pedras in - natura para moagem e blend com ferro, barita de baixa e media densidade adquirida de inúmeros, micro e pequenos produtores Baianos, na sua maioria (80%) deles estão concentrados na chapada diamantina e algumas empresas que produzem e não fazem o beneficiamento final de sua produção.

Utilização
Classificação
Ambiente de Mercado
Economia Mineral Brasileira

A indústria extrativa mineral foi a atividade produtiva que registrou o maior crescimento em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (3). Favorecida pela disparada dos preços das commodities, a indústria extrativa, que inclui petróleo, gás e minérios, subiu 15,7% no ano passado - ritmo bem mais acelerado que o da alta de 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto). O desempenho da atividade extrativa impulsionou a recuperação da atividade industrial, um dos setores mais abatidos pela crise e que terminou 2010 com alta de 10,1% - superando - crescimento superior ao da agropecuária (6,5%) e serviços (5,4%).

Entre em Contato

Escritório Comercial em São Paulo

Av. Paulista, 1159 cj 418

Fone: 11 2775 2016

Whatsapp 11-98338-1850

comercial@metodomineracao.com.br

Matriz:

Gandú - Bahia

Fone: (73) 3254-2301

bottom of page